domingo, 28 de maio de 2017

33º dia - Cidade do Panamá

28 de maio de 2017.

O dia amanheceu bonito, não tinha sol mas pelo menos não estava chovendo. Tinha programado de visitar o Canal do Panamá nesse dia. Um motorista de táxi em frente ao hotel tinha me pedido USD 50,00 para me levar e trazer do centro de visitas do Canal. Se hoje tivesse chovendo iria tentar barganhar esse preço, mas não iria deixar de visitar o canal. Felizmente o dia estava propício para ir de moto.

Vista da janela do meu quarto.

Primeiramente decidi ir conhecer a Ponte das Américas, que cruza por cima do Oceano Pacífico na entrada do Canal do Panamá. Vou passar por ela depois de amanhã, quando sair da Cidade do Panamá em direção à fronteira com a Costa Rica mas como o dia estava muito bonito resolvi ir até lá antes de ir ao Centro de Visitas do Canal do Panamá.

Depois de passar pela Ponte das Américas voltei e fui visitar o canal. Custou USD 15,00 o ingresso - achei meio caro pois não tem nada demais. Como não tinha nenhum navio fazendo uso das eclusas naquele momento, a visita ficou meio sem graça. 

Tem um filme bem interessante que todos os visitantes tem que assistir no início da visita (cerca de 12 minutos de duração). Depois passa-se por uma série de salas do museu onde conta a história da construção do canal. O mais interessante no museu, pelo menos para mim, é um "simulador" onde se tem a visão, da ponte de comando de um navio, durante a passagem pelo canal.

O canal foi recentemente ampliado, cuja conclusão ocorreu em 2016.

Existem 5 eclusas ao longo do canal, sendo três no lado do Oceano Pacífico (Miraflores e Pedro Miguel no canal antigo e Cocoli no canal novo) e duas no lado do Oceano Atlântico (Gatun no canal antigo e Agua Clara no novo).

Centro de visitantes de Miraflores.



















Perspectiva da passagem do Canal a partir da ponte de comando de um navio.



Depois da visita ao canal fui passear de moto pela orla da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário