quarta-feira, 31 de maio de 2017

36º dia - Destino Volcan (Panamá)

Dia 31 de maio de 2017

Hoje um policial da carretera tentou me achacar. Foi assim:

Saí da cidade de Pedasi às 08:10h em direção à cidade de Volcan, quase fronteira com a Costa Rica.
Dia bonito, ensolarado, fui pilotando dentro do limite permitido nas rodovias, haja visto o número de policiais com radar ao longo de todas as estradas aqui no Panamá.

Estava na Ruta 3, quase chegando na Carretera Interamericana, quando um desses policiais da carretera, vendo minha moto se aproximar, me mandou parar. Eu estava a uns 90 km/h e o limite alí era de 100 km/h.

Logo que parei, ele viu a câmera Gopro no capacete e perguntou se eu estava filmando. Não estava mas falei para ele que sim, que eu filmava tudo, inclusive que estava filmando naquele exato momento. Ele então pediu meus documentos (passaporte e carteira de habilitação) e falou:
- Você estava à 108 km/h.

Diga-se de passagem que nem radar ele tinha, ou pelo menos não estava usando quando me parou.
Falei para ele que não, que estava dentro do limite de velocidade da rodovia e, apontando para o GPS, disse que eu também registrava minha velocidade ao longo de toda a viagem (isso é verdade).
Então ele, que já tinha dito que ia levar meus documentos não sei para onde, me devolveu imediatamente e pediu para eu ter cuidado e me desejou boa viagem.

Geralmente esse tipo de gente tem medo de aparecer em imagens, por isso a câmera que uso no capacete ajuda a inibir a ação desses bandidos fardados, isso claro, se você realmente não estiver acima do limite permitido de velocidade.

Depois disso fui parado mais uma vez, por policiais rodoviários também, porém só verificaram os documentos, perguntaram algumas coisas sobre a moto (motor, velocidade, etc) e me liberaram.

Ao longo desse dia percebi que, geralmente, esses policiais ficam parados após as curvas da estrada e, pelo fato do uniforme deles ser azul escuro, fica difícil notar eles de longe (ficam na sombra das árvores), além do que eles utilizam motos, que é também mais difícil de perceber do que carro.

Cheguei no destino programado para hoje às 14:10h. Na altura da cidade de La Concepcion saí da Carretera Interamericana e peguei a Ruta 43. A partir daí comecei a subir uma pequena serra e a temperatura, que beirava os 35ºC começou a cair até chegar a uns 22ºC. Também pudera pois em questão de minutos (exatos 33 km rodados) saí de 18/20 metros de altitude e alcancei os 1.370 metros de altitude. Foi um alívio para mim pois a dias vinha sofrendo com o calor escaldante aqui no Panamá.

Volcan, onde estou hospedado, é uma das cidades base, juntamente com a cidade de Boquete (é esse mesmo o nome da outra cidade) para quem quer subir ao topo do vulcão Barú. No topo desse vulcão, segundo informações oficiais da Autoridade de Turismo do Panamá, as temperaturas caem abaixo de zero grau e em algumas ocasiões é até possível ver neve. Nos dias mais claros é possível ver do topo os oceanos Atlântico e Pacífico ao mesmo tempo - coisa para poucos.

Após uma rápida busca me instalei em um hotel e saí para tirar umas fotos dessa pequena cidade que consiste em uma meia dúzia de ruas, cortada ao meio pela Ruta 43, ruta essa que amanhã vai me levar até a fronteira com a Costa Rica, distante à apenas 41 km daqui.

Duas coisas que me chamaram a atenção, na rápida volta a pé que dei pela cidade foram:
1 - O número de "brechós" com anúncio de "ropas americanas"; e
2 - o número de supermercados (grandes) para uma cidade desse tamanho - são muitos mas deve ser por causa do número de turistas que vem para cá nos meses de janeiro e fevereiro, conforme me falaram no hotel.

Rodei hoje 398 km.
Coordenadas do hotel: N8° 46.976' W82° 38.845'

Clique nas imagens para ampliar. 

Parece uma pequena cidade do meio oeste americano.








"Ropa americana" -sei lá, entende??











6 comentários:

  1. Estou te acompanhando amigo! Parece que estou viajando junto#!!! Show##!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa Malta: levar metade do mundo junto, na garupa. E a outra metade também!!!

      Excluir
  2. Poucos kms mas bem diferentes quer pelo nome das cidades quer pelo vestuário disponível kkk. Valeu teu artifício de gravação. Nem aqui nem aí requerem provas gravadas. Mas acontece até na presidência!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, são tantas coisas em poucos quilômetros que, as vezes, eu fico imaginando o quanto eu perdi naquela correria desnecessária na etapa sul americana.

      Excluir
  3. Eu teria ficado na cidade de nome mais sugestivo.....kkkkkkkk!!!! Aquele abraço do magoo e boas estradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me disseram que a hospedagem lá é mais cara. Devem haver um bom motivo....kkkkkkk

      Excluir