quarta-feira, 3 de maio de 2017

4º dia - Destino Portachuelo (BO)

29 de abril de 2017

Hoje o dia teve, para mim, dois episódios inusitados.
Saimos do hotel na cidade de Roboré cerca de 8:00 horas.
Após rodarmos alguns kms começamos a avistar uma formação rochosa muito curiosa perto da cidade de Chochis. Resolvemos ir ver de perto e saímos da estrada onde estávamos (Ruta 4) e entramos nesta pequena cidade e fomos seguindo uma trilha de terra até chegarmos em um Santuário católico onde estava tendo um retiro de jovens. Fomos recebido pelo padre deste santuário que nos mostrou com orgulho a igreja e as instalações - viramos celebridade alí pois até uma freira fez questão de ser fotografada em uma das motos.
Na primeira parada para abastecimento, na entrada da cidade de San José de Chiquitos, chegou uma "van", muito grande de onde desceu uma família sendo todos eles loiros, obviamente para mim não eram bolivianos. Estavam vestidos como se fossem Amish, aquela seita existente na América do Norte. Eram dois homens, duas mulheres e várias crianças, todos loiros. Pela maneira como estavam vestidas achei que eram missionários norte-americanos. Quando um deles veio olhar as motos comecei a conversar com ele e perguntei de onde era e ele, para minha surpresa, me disse ser boliviano. Me disse que o pai deles era imigrante canadense e morava a muitos anos na Bolívia. Ele próprio disse nunca ter ido ao Canadá. Pensei em pedir para tirar uma foto com eles porém eram extremamente tímidos. Mais tarde, ao longo da rodovia encontramos mais famílias como aquela então chegamos a conclusão que existe uma colônia relativamente grande de canadenses naquela parte da Bolívia. Posteriormente descobri tratar-se de menomitas bolivianos.
Chegamos em Santa Cruz de La Sierra cerca de 14:45h. Abastecemos e encontramos um lugar para almoçar. Dalí resolvemos ficar hospedados em um hotel na saída da cidade porém só fomos encontrar um em uma pequena cidade a uns 80 kms dalí - Portachuelo. Perdemos um tempo grande procurando hotel dentro de Montero, e quando chegamos em Portachuelo já estava anoitecendo pois era cerca de 19:00h, sendo que havíamos rodado nesse dia apenas 485 km.
Apenas passamos por Santa Cruz de La Sierra mas eu fiquei impressionado com a cidade. A Bolívia realmente é um país de constrastes, enquanto se vê muita pobreza nas cidades pequenas ao longo das rodovias, Santa Cruz de La Sierra é uma cidade muito moderna, com prédios residenciais de altíssimo padrão, muitos carros de luxo circulando nas ruas e muitas lojas bonitas por onde passamos.
Rodamos nesse dia 485 km
Coordenadas do hotel La Casona: S17° 21.237' W63° 23.633'

Clique nas imagens para ampliar








Até a freira queria curtir a moto






Nenhum comentário:

Postar um comentário