segunda-feira, 8 de maio de 2017

7º dia - Destino Copacabana

02 de maio de 2017

Este dia seria reservado para percorrer La Ruta de La Muerte, conforme havia publicado anteriormente porém, devido ao ritmo dos dias anteriores, eu precisava descansar um pouco além de fazer uma readequação da bagagem da minha moto. Conversei com os demais integrantes e acertamos que eu ficaria na cidade de La Paz até o início da tarde e eles sairiam cedo, percorreriam a Ruta de La Muerte e nos encontraríamos no final do dia na Cidade de Copacabana, às margens do Lago Titicaca.
Nilton, Rocha e Ricardo sairam bem cedo, conforme combinado e você pode ler sobre a aventura deles neste dia através do blog do Rocha, clicando aqui.

Eu aproveitei minha manhã livre para fazer a troca de um pouco mais de moeda boliviana (para mais um dia de permanência no país), ir ao supermercado e turistar um pouco pelo centro de La Paz.

Saí do hotel às 13:00h para Copacabana e, novamente, enfrentei o caos da região metropolitana da cidade, com um agravante: a Ruta 2, que leva em direção à cidade de Copacabana está em obras então a confusão ficou maior ainda. Passei por dentro de pequenas ruas empoeiradas, seguindo somente o fluxo de veículos pois o GPS insistia em me levar pelo caminho normal, que estava interditado por conta de obras.

Passado este percalço, após alguns minutos que pareciam uma eternidade, saí daquela confusão e alcancei a Ruta 2 e fui recompensado com uma linda paisagem, tendo à minha direita a bela visão da Cordilheira dos Andes com seus picos nevados. Em determinado momento passei por um curioso aviso,pintado em uma placa à beira da ruta e não acreditei no que via. Voltei a fim de fotografar a placa pois se contasse ninguém acreditaria. Veja abaixo uma foto da placa.

 Mais adiante, já perto da pequena cidade de Batallas começa-se a avistar o Lago Titicaca, vista que vai nos acompanhar até a cidade de Copacabana. São paisagens deslumbrantes que se descortinam após cada curva.

Para se chegar na cidade de Copacabana é preciso atravessar um pequeno trecho do lago Titicaca de Balsa, da cidade de San Pablo de Tiquina para San Pedro de Tiquina. O detalhe é que são balsas extremamente precárias, eu diria que atravessar de moto é muito perigoso pois o piso das balsas é feito de tábuas rústicas, com um espaço entre sí que caberiam até a roda de um carro, ou seja, se vacilar durante o embarque ou desembarque da moto pode ocorrer um acidente. Felizmente tive ajuda do condutor da balsa mas creio que levei mais de 20 minutos para conseguir sair daquele sufoco.

O último trecho da Ruta 2, de San Pedro de Tiquina até Copacabana é de tirar o fôlego, sem palavras para descrever, então vou tentar mostrar isso através de imagens.

Chequei em Copacabana perto dás 16:30, utilizei a rede Wi-Fi de um pub e consegui entrar em contato com os demais integrantes, que já se encontravam na cidade. Juntos novamente saímos em busca de um hotel para passarmos a noite e decidirmos sobre o destino do dia seguinte.
Soube então que a moto do Ricardo estava apresentando um ruído estranho, na relação e estávamos na dúvida se ficaríamos um dia a mais em Copacabana para procurar um mecânico e avaliar qual o problema da moto. Decidiríamos isso no dia seguinte.
Distância percorrida neste dia: 175 km
Coordenadas do hotel: S16° 09.962' W69° 05.339'

Clique na imagem para ampliar

Placa, no mínimo, curiosa que vi às margens da Ruta 2



 A moto, tendo ao fundo os picos nevados da Cordilheira do Andes e as ruínas de uma construção típica dos altiplanos bolivianos.







Mirando o Lago Titicaca


Lago Titicaca com os Andes ao fundo












Copacabana (Bolívia)













2 comentários:

  1. Esta placa de colocou em perigo rsrrsrsrs vc era um individuo suspeito rsrsrs .
    Foge rápido , misericórdia.TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.
    Vai Rogerio....
    Paisagens lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, "sospechoso", pero nem desliguei o motor da moto para tirar a foto....o seguro morreu de velho.

      Excluir