segunda-feira, 8 de maio de 2017

8º dia - Destino Puno (Perú)

03 de maio de 2017

Após tomarmos café, resolvemos passar em uma borracharia para pegar umas ferramentas "emprestadas" ($$ 5 bolivianos) a fim de ver o que estava fazendo barulho na relação da moto do Ricardo. Foi constatado que a correia dentada, que substitui a relação da moto, estava um pouco folgada o que poderia ser o motivo do barulho. Feito o reaperto da correia iniciamos o trajeto do dia que seria pilotar até a fronteira com o Perú, fazer os trâmites de migração e ir até a cidade de Puno, no lado peruano do lago Titicaca, onde pretendíamos fazer um tour pelas ilhas Uros - famosas ilhas feitas de um junco chamado totora onde vivem milhares de nativos bolivianos e peruanos.

Chegamos às 10:00h na fronteira, fizemos a saída da Bolívia, trocamos os $$ Bolivianos que nos restavam e mais um valor em dólares americanos por Soles (a moeda peruana) e nos dirigimos para o escritório da imigração peruana para carimbar nossos passaportes. O próximo passo seria dar entrada, junto à aduana peruana, das nossas motos. Neste momento a coisa complicou: o funcionário começou a criar dificuldades, dizendo que tínhamos que ter seguro internacional para as motos. Resumindo: tivemos que dar dinheiro para ele a fim de que pudéssemos dar entrada no Perú com nossas motos, porém como todo corrupto por aqui, qualquer valor é o suficiente para resolver a situação, neste caso, míseros R$ 10,00 (por moto) foram suficientes.

Após alguns quilômetros rodados, depois de passarmos o pequeno povoado de Juli, a moto do Ricardo perdeu tração e parou de rodar. Paramos nos acostamento e desconfiávamos que o problema era na relação (sistema de transmissão da moto) que já estava fazendo barulho no dia anterior. Levamos cerca de 4 horas parados (grande parte desse tempo parados na beira da ruta) resolvendo o problema. Eram 11:50h quando paramos por causa do problema da moto e somente às 16:30h retornamos à estrada em direção à cidade de Puno, onde chegamos já noite. Na chegada em Puno, já dentro da cidade faltou gasolina na minha moto (por sorte em frente a uma "gasolinera"). Após abastecer e fazer um tour involuntário à noite (cidade com um trânsito extremamente complicado qualquer hora do dia), voltei a me encontrar com os demais integrantes que já haviam encontrado um hostel bem localizado.
Rodamos nesse dia 169 km.
Coordenadas do hostel: S15° 50.371' W70° 01.519'

Clique nas imagens para ampliar

Fazendo reaperto da correia da moto em Copacabana


 Bienvenido al Perú





Parados na "carretera" por problemas mecânicos (mais de 4 horas)
 


Finalmente conseguimos transporte especializado para a moto estragada



Oficina (no povoado de Juli) - consertando a moto



8 comentários:

  1. Meu Deus ,tras esta criança pra mim . Lindeza .
    Quanta pobreza né amigo .
    Quanta luta !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né? Mas eu diria que, nestas pequenas vilas, não existe miséria, apenas pobreza e não vi ninguém subnutrido.

      Excluir
  2. Meu Deus ,tras esta criança pra mim . Lindeza .
    Quanta pobreza né amigo .
    Quanta luta !!!

    ResponderExcluir
  3. O vida,oh hora oh lugar oh azar,problemas fazem parte e teus relatos como sempre São esclarecedores,abraço do jaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar Jaca. Vou tentar manter em dia os relatos.
      Abração.

      Excluir
  4. Que meiguice, o fuzileiro ao lado da placa" Hay un Perú para cada quien"...... Abraço do Magooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk....que mente aguçada Magoo.....
      Saludos desde Peru.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir