segunda-feira, 8 de maio de 2017

9º dia - Destino Arequipa (após passeio pelas Ilhas Uros)

04 de maio de 2017

A parte da manhã desse dia foi reservado para visitar as ilhas Uros, no lago Titicaca. Foi uma experiência super interessante conhecer o modo de vida destes nativos peruanos e colombianos que vivem em ilhas flutuantes, feitas de um junco chamado totora e ancoradas ao fundo do lago Titicaca por um sistema simples porém eficiente. O tour, que dura cerca de 3 horas, é barato (cerca de $$ 25 soles), incluído o translado do hotel até o ponto de pegar o barco e retorno ao hotel.

Cada ilha tem um presidente, que pode ser uma mulher que foi o caso da que visitamos. Ela recebe os visitantes e faz uma apresentação de que é feito uma ilha e a rotina dos moradores da ilha, mostra sua casa aos visitantes e oferece seus trabalhos artesanais aos visitantes, que é a sua principal fonte de renda. Curiosamente, o junco totora, além de servir como material para confeccionar as ilhas, também é fonte de alimento pois tem uma parte do junco que é comestível, e foi dado a cada visitante um pedaço para provar. Se você quer saber qual o sabor do junco, vou matar sua curiosidade: tem gosto de totora.

Após retornar do passeio, almoçamos no centro da cidade de Puno, fomos em uma seguradora fazer o seguro obrigatório para quem circula com veículos estrangeiros no Perú (seguro SOAT) e às 14:40h iniciamos nossa ida até a cidade de Arequipa onde chegamos cerca de 20:00h, extremamente cansados em função de termos viajado à noite (parte do trajeto) e em uma rodovia com alto tráfego de caminhões em grande parte, principalmente nos últimos quilômetros. Nos instalamos no primeiro hotel que encontramos. A cidade não é pequena e tem um trânsito caótico qualquer hora do dia. Estávamos tão cansados que nem saímos para jantar.

Percorremos nesse dia 313 km.
Coordenadas do hotel: S16° 23.143' W71° 33.276'

Clique nas imagens para ampliar

Passeando pelas Plazas de Puno


Um grupo de motociclistas de Florianópolis (SC) que encontramos no centro de Puno

 

Lago Titicaca - Ilhas Uros








Eu e a Presidente da ilha

Presidente (mulher) da ilha Uros que visitamos explicando a técnica de fazer uma ilha flutuante



Apresentando o artesanato



No trajeto entre Puno e Arequipa - frio intenso por causa da altitude


3 comentários:

  1. Lindo lugar dá-lhe manta

    ResponderExcluir
  2. Mulher presidente da ilha!!!!!!!
    Cores fortes e lindas dos artesanatos( mantas) e roupas e embarcações.
    vcs estão com umas caras otimas,felizes.

    ResponderExcluir
  3. Rogério ,acho que estou postado nos relatos do seu amigo. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir