terça-feira, 4 de julho de 2017

63º dia - Destino Valemount - Colúmbia Britânica (CA)

Dia 28 de junho de 2017.

Imagina um frio. A impressão que tenho é que o Canadá tem um ar condicionado particular pois saímos da cidade de Calgary e a temperatura já estava baixa e a medida que íamos para o oeste , em direção ao Banff National Park, a temperatura ia caindo ainda mais.

O Banff National Park fica 100 km  à oeste de Calgary, e está localizado nas Montanhas Rochosas, as mesmas que visitamos quando da nossa passagem pelos estados americanos do Colorado, Wyoming e Montana. Essa cordilheira, se estende da Colúmbia Britânica, aqui no Canadá, até o estado do Novo México (EUA).

As estradas que cruzam esse parque são uma sucessão de belezas naturais de tirar o fôlego de qualquer um. São lagos, montanhas com os picos cobertos de neve e até glaciares.

Fizemos uma rápida passagem pela cidade de Banff, dali seguimos para a Lake Louise, outra pequena localidade dentro do parque e então continuando, saímos da Trans-Canada Highway e entramos na Icefields Parkway (93), pois pretendíamos pernoitar na cidade de Jasper.

Já vínhamos consultando onde se hospedar naquela cidade e as pesquisas indicavam que, além de serem muito caros os hotéis, quase não havia mais vaga, mas seguimos mesmo assim.

Nessas alturas já estávamos pilotando abaixo de chuva e frio, cerca de 10ºC. A temperatura, apesar de não ser tão baixa como aquela que peguei no México, no 53º dia da minha viagem e que alcançou a marca dos 2,5ºC, dava aqui uma sensação térmica  muito pior. Estava muito mais agasalhado mas mesmo assim sentia muito frio.

 Banff é uma cidade extremamente turística, muito procurada para prática de esportes de aventura.






Este é o Doug Randall, norte-americano morador de Auburn (Califórnia) que veio conversar com a gente na cidade de Banff. A filha dele, que estava junto, passou uma temporada no Brasil, em Belém do Pará, visitando a região amazônica.

Banff.

Lake Louise, cercada pelas Montanhas Rochosas.  



 Já encontrei um urso......

Não são tão perigosos quanto dizem, pelo menos esse não era.

Tomaaaa!!!! Tu não era o valentão????

 Já na rodovia Icefields Parkway (93), paramos para admirar o Crowfoot Glacier, dica de uma canadense que estava indo acampar com sua filha na cidade de Jasper, com todo esse frio que fazia. 









 Mais adiante paramos para colocar as roupas de chuva e, por coincidência, bem em frente à esse paredão, aonde tinha essa queda d'água. 



 Poucos quilômetros antes de chegar na cidade de Jasper, paramos em um hotel de beira de estrada para ver se tinha vaga e quanto custava. 190,00 dólares canadenses.




Chegando em Jasper cerca de 17:00h e, ao parar em um posto de gasolina para abastecer e procurar um lugar para nos hospedar, encontramos esses novos amigos aí da foto. 

Da esquerda para a direita: 

Dieter (alemão que tem moto na Alemanha mas estava viajando pelo Canadá de carro com a família e é apaixonado por cavalos, sendo que cria alguns na Alemanha e veio cavalgar aqui no Canadá).

Dave: inglês, aposentado, mora no Canadá, perto de Vancouver (se não me engano) e estava fazendo um tour de moto pelos parques com sua Suzuki V-Strom 650. Nos convidou para ficar na casa dele quando estivermos voltando do Alaska.

Conversamos bastante sobre motos e viagens. Como a hospedagem na cidade de Jasper era muito cara e havia já pouquíssimas vagas disponíveis, o Dave disse que havia uma cidade chamada Valemount, cerca de 100 km dalí, que era bem mais barata do que Jasper. 

Realmente, após uma busca em um aplicativo de hotéis no celular do Roger, fizemos reserva em uma cabana na cidade de Valemount e o Dave nos acompanhou até a entrada dessa cidade, já que ele estava hospedado lá perto.
Os "tiozão" das motos.

Chegando nas cabanas que reservamos na cidade de Valemount, já na província Colúmbia Britânica, fomos descobrir porquê era tão barato (e nem era tão barato assim: 56,00 dólares canadenses cada uma). A cabana que o Roger ficou pelo menos ficava perto do banheiro, mas a minha ficava tão longe que, se eu tivesse que ir ao banheiro, por qualquer motivo, tinha que levar lanche para comer durante a "viagem" até lá, além do risco de encontrar um urso pelo caminho.





Antes de ir dormir, pegamos as motos e fomos até a pequena cidade para jantar, isso já era, creio eu, umas 21:00h e como quanto mais para o norte, mais tarde o sol se põe, deu para captar umas imagens desse fim de dia.







Para concluir, um vídeo das estradas de hoje.

Rodamos nesse dia 535 km.
Coordenadas das cabanas: N52° 49.824' W119° 16.759' (não aconselho ficar nelas, a não ser que não tenha mais nenhuma outra opção).

8 comentários:

  1. Show encontro com urso. Que fique só neste. Vais voltar afiado no idioma. Nada como um intercâmbio para destravar a língua. Paisagem linda. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Interessante como a necessidade vai fazendo a gente, naturalmente, entender cada dia um pouco mais o idioma.

      Excluir
  2. Visual de encher os olhos, tua descrição nos faz viajar junto, Jack do fosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jaca. Fico feliz pelo comentário pois a intenção é essa mesma.

      Excluir
  3. show de bola,Coimbra.Lindas imagens.Abraço.

    ResponderExcluir